Orquestra Típica Albicastrense
MAESTRO CARLOS SALVADO

Carlos Salvado nasceu a 12 de Abril de 1966 em Valverde, Fundão. Licenciado em Formação Musical pela Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco. É Professor do quadro de Educação Musical na Escola E.B. 2,3/S Pedro da Fonseca em Proença-a-Nova, onde também exerce funções como adjunto na direção do agrupamento de escolas.

Iniciou os seus estudos musicais aos 10 anos de idade e em 1980 ingressou na Orquestra Típica Albicastrense como executante de Guitarra.

Em 1981 entra no Conservatório Regional de Castelo Branco, onde conclui em 1987 Formação Musical e Curso de Composição (Análise e Técnicas de Composição, História da Música e Acústica). Três anos mais tarde conclui o Curso Geral de Canto. Enquanto aluno do Conservatório fez parte do Coro desta escola, bem como do Coro de Câmara dirigido pelo Maestro Manuel Teixeira.

Frequentou em 85/86 e 86/87 aulas de Análise e Técnicas de Composição com o Professor Christopher Bochmann. Fez cursos de Pedagogia Musical com os Professores Jos Wuytack e Pierre Van Hauwe.

Em 1983 é um dos fundadores do Grupo de Música Popular Musicalbi, do qual ainda mantém ligação como músico e Presidente da Direcção.

É desde 1991 Maestro da Orquestra Típica Albicastrense, considerada o Ex-Libris da Beira Baixa.

Em Julho de 1992, Conclui o Estágio Pedagógico, tendo feito o 1º ano na Escola Superior de Portalegre e o 2º ano na Escola Superior de Castelo Branco.

É desde 1993 diretor artístico do Grupo Instrumental do Centro de Cultura e Desporto da Câmara Municipal da Sertã. Em 1994 criou a Orquestra Juvenil da Liga dos Amigos de Alpedrinha, onde esteve ligado uma dúzia de anos.

É autor/compositor de maior parte das Harmonizações /Orquestrações das músicas interpretadas pelos grupos que dirige.

É desde 2005 Presidente da Direcção da Orquestra Típica Albicastrense.

É autor do Livro “50 Anos - Orquestra Típica Albicastrense … ao Serviço da Cultura e da Região” lançado em 2006. Tem no seu percurso mais de 1000 concertos realizados pelos grupos referenciados, em Portugal (norte a sul e Açores) e no estrangeiro: (Espanha, França; China; Macau; México, Polónia).